Pesquisar neste blog

U$150,00 FREE - NO DEPOSIT

quinta-feira

Jogando com over-cards



Este artigo foi escrito por Andy Bloch para o site do Full Tilt Poker.

Para muitos jogadores, não existe nada mais bonito do que olhar suas cartas e ver um desenho. A-K. A-Q. Q-J. Todas são grandes mãos e, frequentemente, muito bem jogáveis, especialmente em posição. Mas, as vezes, sua beleza de mão pode ter um final bem feio.

O fato é que over-cards pode ser uma das mãos mais complicadas de jogar bem se você não acerta a mesa. Então, como você evita quebrar quando você não bate a mesa? Nas palavras de Kenny Rogers, "você precisa saber quando jogar e quando largar".

Vamos supor que você está em posição ou nos blinds com over-cards e está enfrentando uma aposta all-in depois de ver um flop como 8-5-3 rainbow. O que fazer? A resposta é o famoso "depende". Primeiramente, com o que seu oponente poderia apostar aqui? Top pair? Over pair? Set? Sua leitura da mão do oponente deve influenciar bastante sua decisão, porque se ele está segurando qualquer coisa que não seja um sett, você pode ter odds para pagar.

Isso nos leva a próxima questão: quanto ele está apostando? Se a aposta all-in de seu adversário vale metade do pot ou menos, acho que você tem que fazer call com praticamente quaisquer over-cards, contanto que você ache que elas ainda estão vivas. Over-cards lhe dão 6 potenciais outs, o que significa que você é apenas um 3:1 em desvantagem contra um top-pair se você não tem draws de straight ou flush. Suas over-cards podem até estar na frente, caso você ache que seu adversário está fazendo um push com um draw ou até mesmo blefando o pot.

Em situações onde você não está enfrentando uma aposta all-in, a decisão se torna um pouco mais difícil porque você não deve apenas considerar o tamanho da aposta de seu adversário, mas também o tamanho da possível próxima aposta. Se vocês dois tem stacks grandes e você faz call no flop, você pode se encontrar enfrentando uma grande aposta no turn. Nesta situação, eu acredito que largar sua mão e procurar por uma situação melhor é a opção a ser escolhida.

Outra coisa a se considerar neste tipo de situação é sua posição em relação a seu adversário. Se você está jogando em posição, você pode considerar continuar na mão mesmo que não acerte o flop - especialmente se você puder fazer isso pagando pouco. Por um lado, pagar uma aposta barata no flop pode lhe dar a chance de acertar um de suas over cards, lhe dando o que pode ser a melhor mão. Por outro, estar em posição lhe deixa tentar roubar o pot no turn ou no river caso seu adversário dê sinais de fraqueza nessas streets.

Enfrentar esta mesma situação fora de posição é muito mais arriscado, já que o adversário é que vai ter o controle da mão e vai poder agir depois de você em todas as streets. Sou muito mais inclinado a largar minhas over-cards aqui e tentar jogar uma outra mão depois.

Apesar da posição poder ser um fator em determinar se você continua na mão com suas over-cards ou não, a textura da mesa é sempre algo a ser considerado. Em um flop como o mencionado acima (8-5-3 rainbow), eu prefiro ao menos tentar ver o turn com minhas over-cards, ao contrário do que aconteceria se o flop fosse mais conectado, como 9-8-7, ou trouxesse straight ou flush draws. Por que? Porque a não ser que meu adversário esteja segurando um pocket pair, é bem provável que ele tenha errado o flop do mesmo jeito que eu errei. Em um flop mais conectado, existem mais chances do vilão conectar, e, mesmo que eu acerte uma de minhas mãos, eu poderia estar perdido contra um flush ou straight.

Se eu estou em um pot contra várias pessoas, estou ainda mais inclinado a jogar minha over-cards de forma conservadora, porque existem bem mais mãos que podem facilmente me derrotar. Em uma situação onde eu tentaria uma continuation-bet no flop contra um único jogador, eu provavelmente faria check em um pot contra vários adversários, porque não quero dar a chance de alguém fazer um raise depois de mim, me forçando a perder fichas que eu não precisaria perder.


Se alguem aposta e outro jogador faz call, eu posso facilmente foldar minha mão sem perder muito. Se, por outro lado, outra pessoa aposta e todos foldam, eu posso determinar se quero foldar, pagar, ou até mesmo fazer raise numa tentativa de roubar o pot.

No final das contas, a chave para jogar over-cards com sucesso é não se apaixonar pela sua mão, não importa quão bonita ela pareça. Jogue sua mão certinho depois do flop e você pode acabar evitando um resultado ruim.

2 comentários:

  1. Primeira vez que acesso o blog!!

    Gostei.. parabens pela iniciativa...

    Entrarei sempre aqui para atualizar meu jogo!!

    ABRAÇO!!

    ResponderExcluir

Powered By Blogger
Poker Bankroll Free
 
© Copyright 2007-2010 Full Poker Brasil. Todos os direitos reservados.
Cálculo automático de frete